Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



04
Abr19

Paleo food. Sim? Não?

por Mãe Maria

É uma moda que passa ou é mesmo vontade de comer mais saudável?

Há muita gente que tenta melhorar a sua forma de comer, na tentativa de ser mais saudável, para prolongar a vida, evitar doenças, ser mais ativo, ou quando o sol começa a aquecer e lhes lembram que a praia está aí e o corpo tem de brilhar no novo fato de banho. Mas há outros que estão convictos disso pois querem ter mais saúde.

Contudo, há mais motivos que os atrás referidos mas adoptar o estilo Paleo do Dr. Cordain a 100%?? Como conseguir comer como os nosso ancestrais se estamos numa era completamente oposta da deles??

Eu também já tentei, mas convenhamos, é muito difícil.

O resto da minha familia tem as suas convições e não os posso obrigar a mudarem. Certo?. Eles comem uma torradinha e eu sou invadida por um cheirinho que ativa as minhas papílas gustativas e, ou sou uma eremita e vou para um convento isolada do mundo, ou consigo vencer este odor, ou em último caso lá caio na tentação e estrago a minha dieta.

Não há processados nenhuns que entrem neste conceito. Ora,  estamos rodeados deles. Como fugir?

Os alimentos de origem animal e vegetais devem ser biológicos. Pois, além de me atacarem as finanças, porque ao lhes colocarem uma etiqueta a dizer "Biológico" o preço é logo mais elevado. Ora, no mundo de hoje, bem diferente daquele que os nossos antepassados paleolíticos viveram, com niveis de poluição brutais, não creio que haja alimentos 100% biológicos, nem creio que o sejam 50%. Mas isto sou eu que sou um pouco cética.

Esta dieta não permite que se coma: Cereais: trigo, arroz, centeio, aveia; Leguminosas: Feijão, grão, lentilhas; Lacticínios: leite, iogurte, queijo, natas; Gorduras: óleo e margarinas vegetais; Produtos processados: com adição de açúcares, sal, óleos, corantes; Hidratos de carbono: pão, arroz, massas.

Pois, terei de esvaziar a minha despensa porque nada disto lá pode estar. Mas e o resto da família?

Ir ao supermercado fica difícil para caramba. Ir a um restaurante pior ainda. Ir a casa de quem quer que seja, pior ainda. Bolas!!

E facilmente se cai numa rotina alimentar, sim saudavel para nós, mas que acaba por cansar, especialmente porque à nossa volta é o oposto desta escolha.

Paleo? eu até digo que sim. Mas 100%? Não sou capaz. Bem, 50%? Hum,...creio que só chegarei aos 20%. Ou nem isso, sei lá já o que digo.

É tentar comer pelo melhor e o resto, logo se vê.

dietpaleo_ovos.jpg

Esta imagem que retirei daqui, e que nos fala como comer um snack, naqueles intervalos das refeições quando a fome rói o estômago, pois bem, há um erro nela: a fatia de pão que está escondida por baixo do ovo e do tomatinho (serão biológicos?) e que tão bem fica no conjunto para o foto, não é permitida nesta alimentação. Eh, eh. Comam só o ovo e os vegetais e deixem ficar o pãozinho e assim, já não furam a vossa dieta!!

 

Fiquem bem e saúde!

 

 

 

 


2 comentários

Imagem de perfil

omeumaiorsonho 04.04.2019

Eu nunca segui a dieta mas tenho uma colega de trabalho que faz essa mesma dieta e adora e recomenda!
Imagem de perfil

Marta Elle 04.04.2019

Mas as leguminosas fazem muito bem à saúde ! Não te metas nessa dieta, ou pelo menos não cortes nas leguminosas.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor