Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



24
Jan14

Escola, pais e alunos

por Mãe Maria

Reunião de pais na escola. O professor, como é habitual nele, tem um discurso confuso e atabalhoado, em tom baixo e monocórdico, sendo muito pouco percetível.

 

Dos alunos da turma diz que na generalidade executam as tarefas pedidas e tem um comportamento mediano. Apresentam notas que, vistas através de uma série de gráficos comparativos e tabelas de Excel nos indicam que, não são nem os melhores nem os piores da escola.

 

Assim se apresenta a vida da escola através de tabelas e gráficos do Excel, o instrumento principal dos governantes. Valemos pouco mais que percentagens.

 

Problemas: há muitos e graves. Consumo excessivo de substâncias estupefacientes e de bebidas alcoólicas à porta da escola, onde os alunos ali jazem em completo alheamento do que se passa no interior; não há aulas de ginástica, não por falta de professores mas por falta de Auxiliares; não há cantina porque o dinheiro acabou e a construção do novo edifício ficou a meio; o novo ginásio está impróprio para aulas.

 

Os pais queixam-se e querem soluções por parte da escola. O professor que, ali a representa, encolhe ombros e a impotência está-lhe estampada no rosto.  

 

Os pais prosseguem nas suas exigências, querem que os professores fazem matrizes dos testes para eles se orientarem; querem que incentivem os alunos e os mentalizem que a vida feita à porta da escola não é a melhor solução de vida; querem que a polícia faça patrulhamento à escola.

 

Querem e querem e esquecem-se que a falha não está nas mãos deles mas em todo o sistema escolar e país, falido, sem meios para resolver problemas graves.

 

Diz o ditado: Não se fazem omeletes sem ovos. Fica-se num impasse. O país está a saque e salve-se quem puder.


2 comentários

Imagem de perfil
Cada um vai colocando responsabilidades para o vizinho e ninguém resolve os problemas. Infelizmente esses já não são questões novas tem muitos anos e só continuam a acontecer por facilitismos dos estabelecimentos de ensino/orgãos de soberania...
Imagem de perfil

Inês 26.01.2014

A podridão em que o ensino e a sociedade se estão a tornar...

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor